top of page

Conselhos Úteis

01

DESGASTE DOS PNEUS
 

É muito importante manter a pressão de enchimento dos pneus seguindo o conselho do construtor do seu veículo. Com isto, optimizará o rendimento dos seus pneus, economizará combustível e aumentará a sua segurança. Recomendamos verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e sempre antes de uma viagem longa ou no caso de a viatura estar carregada. Não se esqueça de verificar também a pressão da roda sobresselente.

02

AMORTECEDORES VS ESTABILIDADE DO AUTOMÓVEL
 

A manutenção dos amortecedores é um dos processos mais importantes na garantia da segurança do veículo. No entanto, a verificação de todo o sistema muitas vezes não é feita e peças importantes como as molas ficam de lado. As molas e os amortecedores devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros. Em alguns casos é possível rodar até aos 50 mil quilômetros sem que os amortecedores apresentem algum problema, ou seja, podem atingir essa quilometragem em perfeito funcionamento

03

CUIDADOS COM A EMBRAIAGEM
 

Em média uma embraiagem dura 150 mil km, no entanto a embraiagem é um dos componentes com maior desgaste do seu carro. Alguns alertas para evitar o desgaste da embraiagem:

O pé em cima da embraiagem sem necessidade, provoca um aquecimento do sistema e um desgaste excessivo.

Arranques em segunda origina um desgaste suplementar dos componentes da embraiagem e também um consumo de combustível acima do normal.

04

NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR
 

O nível do óleo deve ser verificado todos os 1.000 km e antes de iniciar viagens longas. Se estiver baixo, ou muito próximo do mínimo, deve colocar óleo no seu carro. Antes de o fazer não esqueça que existem ainda algumas precauções que deve ter em conta, como por exemplo, verificar se o motor está desligado há mais de uma hora, se o plano onde o veículo se encontra estacionado não é inclinado e que o limite máximo não deverá ser excedido.

05

TRAVÕES
 

o sistema de travagem do seu veículo está em mau estado se detetar algum dos seguintes problemas:

 

 - Se a luz dos travões se acender no painel de instrumentos do seu veículo;

 - Se for preciso mais força no pedal de travão do que o habitual;

 - Se o veículo se desviar para um lado nas travagens;

 - Se o pedal se afundar sem pressão, será um sinal de fuga, ou sobreaquecimento, no circuito do líquido de travões;

 - Se notar vibrações ou pancadas no pedal, poderá ser um sinal de discos empenados;

 - Se o percurso do pedal é maior do que o habitual, as pastilhas estarão desgastadas ou falta, ou falta de líquido dos travões.

© 2014 por NNUNES to Multidiesel Oficina de Reparação Automóvel

  • Google Square
  • facebook-square
bottom of page